O Trade Marketing Digital reúne uma série de estratégias voltadas para otimizar a experiência do shopper através de conteúdo e informações organizadas. Entenda como implementá-lo em seu planejamento.
O Trade Marketing Digital engloba ações estratégicas que transpõem o conceito e as práticas do trade marketing para o ambiente digital. O seu objetivo é organizar as informações sobre os produtos disponíveis nos e-commerces e melhorar a experiência do usuário durante a jornada de compra online através de conteúdo enriquecido e outras ações.
Portanto, com o Trade Marketing Digital, as marcas conquistam mais engajamento e conexão com o shopper, aumentando inclusive a conversão em vendas. Além disso, o conteúdo enriquecido disponibilizado ao shopper na página de produto também gera mais relevância para a presença digital da marca.
Mas afinal, por que implementar o Trade Marketing Digital em sua estratégia?
Existem diversos motivos para que marcas e varejos digitais apostem no Trade Marketing Digital. No Brasil, a Standout é a martech pioneira e referência no assunto, entregando resultados importantes para clientes e parceiros.
Os principais motivos para adotar estratégias de Trade Marketing Digital são:
- Potencializar a experiência de compra do shopper
- Aumentar o sell-out
- Gerar mais relevância digital
- Reduzir trocas e devoluções
- Conhecer o perfil de comportamento do shopper
Para entender cada motivo, confira o blogpost completo sobre o assunto aqui.
Trade Marketing Digital: como implementar
Agora que você já conhece os princípios do Trade Marketing Digital e suas vantagens para varejos e marcas, é hora de entender como colocá-lo em prática em sua estratégia.
1- Conhecer o shopper e traçar a estratégia de comunicação
O shopper é o ponto de partida para implementar o Trade Marketing Digital. Afinal, conhecer profundamente o perfil do comprador do produto é vital para nortear a definição da estratégia de comunicação e de Trade Marketing Digital. Para tanto, é recomendável buscar dados que permitam traçar o perfil deste shopper, inclusive do seu comportamento em compras físicas e online.
O objetivo desta etapa é conhecer profundamente este comprador para identificar quais abordagens serão mais eficazes para ele. Além disso, definir a estratégia de comunicação da marca também é importante para nortear os conteúdos enriquecidos que serão criados ao implementar o Trade Marketing Digital em seu negócio.
2 – Mapear todos os pontos de contato com o shopper
Além de traçar o perfil do shopper, é imprescindível mapear os pontos de contato da marca com esse comprador ao longo de toda experiência de compra. Afinal, o shopper de hoje busca uma experiência de compra completa e intuitiva. Isso inclui, portanto, identificar os pontos de contato e criar conteúdo para cada um deles. Neste processo, vale estar atento à comunicação, garantindo um tom de voz e posicionamento de marca alinhados em todos os pontos mapeados. Essas ações irão reforçar a presença da marca ao longo de toda tomada de decisão do comprador.
3 – Conhecer e definir quais estratégias de Trade Marketing Digital utilizar
Com o perfil do shopper definido e os pontos de contato identificados, é o momento de mergulhar nas estratégias de Trade Marketing Digital, afinal, diversas soluções já estão disponíveis para marcas e varejos. Entre elas, destacam-se as Vitrines Digitais, que levam conteúdo enriquecido para o shopper em um ponto de contato importante: a página de produto no e-commerce. As Vitrines Digitais da Standout, inclusive, possuem diversos formatos e recursos interativos surpreendentes, que melhoram a experiência do shopper.
Outras soluções também estão disponíveis, como: o acompanhamento de preço e de ruptura dos produtos nos e-commerces; pacote de dados para os e-commerces com Hero Images, imagens secundárias e descrição de produto; ou QR code com múltiplos níveis de informação, que podem ser apresentados tanto no PDV quanto em qualquer outro canal, por exemplo campanhas na TV aberta, direcionando o shopper para uma experiência digital em Landing Page da marca. Para conhecer as soluções disponíveis na Standout, clique aqui.
Com todas as soluções em vista, além do conhecimento sobre o shopper, pontos de contato e estratégia de comunicação, escolha quais estratégias de Trade Marketing Digital incluir no planejamento.
4 – Implementar as estratégias junto com um time de especialistas
Com as estratégias de Trade Marketing Digital definidas, é hora de colocá-las em ação. Ou seja, conte com uma plataforma que entregue todas essas soluções que mencionamos, como a Standout, além de fornecer relatórios completos sobre as soluções implementadas.
É importante contar com um time de especialistas – seja na área de conteúdo, seja na área de relacionamento com os e-commerces, por exemplo. Assim, ao optar por uma plataforma e um time especializado em Trade Marketing Digital, as marcas têm suporte ao longo de toda a implementação e manutenção das estratégias.
5 – Avaliar relatórios e mapas de calor
Uma das vantagens do Trade Marketing Digital é a obtenção de dados completos sobre as ações realizadas. Na Standout, além dos reports mensais com os indicadores extraídos pelo time de Business Intelligence, as marcas têm acesso a um dashboard com dezenas de relatórios, incluindo os mapas de calor das Vitrines Digitais publicadas. Os mapas de calor permitem compreender o perfil de navegação do shopper e, por exemplo, entender se o conteúdo e os hotspots estão alinhados com o interesse e as ações do usuário ao acessar a página.
Sendo assim, ao avaliar constantemente os dados das estratégias executadas, é esperado obter insights valiosos para a tomada de decisão, contribuindo com a excelência da estratégia. Porém, lembre-se: não há fórmula mágica para o sucesso das estratégias, é preciso estar constantemente acompanhando os resultados e promovendo ajustes na rota, quando necessário.
Conte com a Standout para implementar ações de Trade Marketing Digital em seu negócio. Acesse: www.standout.com.br