Trade Marketing Digital: 6 passos para uma estratégia eficaz

O Trade Marketing Digital é imprescindível para marcas que querem fidelizar clientes e aumentar a taxa de conversão. Conheça 6 passos para colocar em prática!

O Trade Marketing Digital  transpõe o conceito e práticas do trade marketing “tradicional” para o ambiente digital, com intuito de atingir vários objetivos: desde organizar as informações até melhorar a experiência do usuário durante a jornada de compra online.

Para implementar uma estratégia digital fazendo uso das técnicas do Trade Marketing Digital, de forma eficaz e que atinja objetivos, como aumento de engajamento ou conversão, é fundamental considerar alguns fatores envolvidos: posicionamento da marca, o ponto de venda digital e quem é o seu shopper. 

Nesse artigo, listamos 6 passos para ajudar você, que representa uma marca, a alcançar a excelência em sua estratégia de Trade Marketing Digital. Confira!

1. Conheça seu shopper

O shopper não é necessariamente o consumidor, mas sim aquele que efetivamente realiza a compra. Conhecer o perfil desse comprador é fundamental, não somente para visualizar as melhorias necessárias na jornada de compra, mas também para direcionar o conteúdo criado com foco em conversão.

Conhecer o perfil do shopper contribui para uma comunicação mais assertiva e, consequentemente, mais poderosa. 

2. Elabore e teste sua estratégia de comunicação

A estratégia de comunicação da marca precisa de pesquisa, planejamento e execução para ser cada vez melhor. Sendo assim, nada como implementar o planejado e revisitá-lo constantemente para avaliar melhorias através de métricas e KPIs bem definidos. 

3. Fale com o shopper em todos os pontos de contato

O shopper de hoje, especialmente aquele que é adepto das compras online, quer viver a experiência de compra da forma mais completa e intuitiva possível. Para tanto, mapeie todos os pontos de contato com o shopper e produza conteúdo para cada um desses pontos. Entretanto, mais do que apenas falar com o shopper, é importante manter a mesma linha de comunicação em todos os pontos mapeados, reforçando como a marca está presente e atuante ao longo da tomada de decisão. 

4. Distribua o conteúdo enriquecido em todos os lugares possíveis

De nada adianta ter conteúdo mas ele não chegar até o seu shopper. Portanto, tão ou mais importante do que o conteúdo, é a distribuição dele no maior número possível de pontos de vendas digitais 

5. Garanta hero images e imagens secundárias atualizadas

Já falamos sobre a importância das hero images neste artigo, mas vale ressaltar o quanto elas são importantes para o aumento da conversão e redução das devoluções ou reclamações. Afinal, um shopper bem informado é um shopper mais consciente da compra. 

Por isso, a imagem principal atualizada, junto das imagens secundárias, é um fator valioso na jornada de compra.

6. Analise os preços praticados nos e-commerces e a ruptura do estoque

O monitoramento dos varejos digitais em que seu produto é vendido, especialmente dos preços praticados e da ruptura de estoque, possibilita a tomada de decisões e ações que mantenham as vendas favoráveis. Com esse monitoramento, por exemplo, é possível observar se algum preço praticado está além dos parâmetros e também não deixar faltar produtos nas prateleiras do e-commerces.

Considerar o Trade Marketing digital em 6 passos listados acima parece simples, mas acredite, eles aumentam a complexidade conforme a maturidade da sua estratégia. Eles são fundamentais para marcas que querem alcançar a excelência em suas estratégias de Trade Marketing Digital. 

Para colocar em prática cada uma das dicas, conte com a Standout, empresa de tecnologia pioneira em Trade Marketing Digital no Brasil.

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