Dia das Mães: como impulsionar as vendas nos e-commerces
O Dia das Mães é uma oportunidade para as marcas e varejos alavancarem as vendas no período entre abril e maio. Saiba como se destacar da concorrência nos e-commerces através do Trade Marketing Digital.
As datas comemorativas são uma oportunidade e também um desafio para marcas que desejam se destacar e alavancar vendas nestes períodos. O e-commerce brasileiro deve atingir R$ 205,11 bilhões de faturamento ao longo de todo ano de 2024. Este número indica um crescimento de 10,45% em relação a 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).
Para o Dia das Mães nos e-commerces, a expectativa também é de crescimento. A Abcomm estima um faturamento de R$ 7.4 bilhões na data comemorativa de 2024, com ticket médio de R$ 481,85, ligeiramente superior ao do ano passado. O número de pedidos previsto para a data em 2024 é de 14,6 milhões, o que representa um crescimento de 5% em comparação com 2023.
Quais são os desafios para o Dia das Mães em 2024?
Mesmo com as projeções favoráveis para o e-commerce neste ano, tanto em faturamento quanto em ticket médio, as marcas ainda encontram um desafio para aproveitar ao máximo a importância desta data nos varejos eletrônicos: como se destacar da concorrência em meio a uma infinidade de ofertas.
Afinal, mesmo com o histórico positivo de 2023, as projeções otimistas para 2024 e o grande número de shoppers com intenção de compra que buscam ativamente por produtos, ainda existe o grande desafio de estar à frente da concorrência dentro de um marketplace ou entre outros e-commerces.
Por isso, o planejamento das semanas que antecedem à data são cruciais para as marcas. Confira 5 passos para impulsionar as vendas da sua marca nos e-commerces no Dia das Mães em 2024:
1- Conhecer o perfil do shopper
Quem é o shopper que irá realizar a compra do seu produto nesta data comemorativa? Qual o comportamento deste shopper ao realizar a compra? Quais dados dos anos anteriores contribuem para o conhecimento aprofundado deste comprador? Ter essas respostas é fundamental para traçar estratégias de comunicação que conversem com o shopper e contribuam para que ele coloque o produto no carrinho e finalize a compra.
Para tanto, as marcas podem contar com uma plataforma de Trade Marketing Digital como a Standout. A Standout oferece um dashboard de relatórios de Business Intelligence, incluindo mapas de calor que contribuem para a compreensão do perfil do shopper.
2- Promover uma estratégia de marketing focada na data
Com o perfil do shopper em mãos e a aproximação do Dia das Mães, é importante considerar ações de marketing focadas neste período. Por exemplo: promoções especiais, landing pages de campanha (falamos mais sobre esta estratégia abaixo), campanhas de mídia, parcerias com influenciadores e ativações omnichannel. A comunicação, porém, deve estar de acordo com a estratégia da marca como um todo, ou seja, do tom de voz até as mídias utilizadas ao longo do ano.
3- Publicar Vitrines Digitais para destacar diferenciais
As Vitrines Digitais da STANDOUT levam informação de forma interativa para a página de produto. Assim, as Vitrines Digitais contribuem não somente para uma maior conversão em vendas mas também com a diminuição de trocas e devoluções ao munir o shopper com mais detalhes e diferenciais do produto.
Com a publicação de Vitrines Digitais nos e-commerces parceiros, os produtos da marca sobressaem-se da concorrência ao explicitar seus diferenciais e benefícios através de recursos interativos. Os principais, são: fotos, vídeos, áudios, imagens comparativas, filtros de realidade virtual, hotspots, entre outros. Além disso, ao encontrar todos os detalhes que diferenciam aquele produto das suas variantes (embalagens maiores ou menores, cores, tamanhos), as Vitrines Digitais facilitam a escolha do comprador e impactam diretamente na diminuição de trocas e devoluções.
4- Criar uma Landing Page de campanha
Entre as estratégias de comunicação sugeridas, landing pages de campanha, como as lp’s que são criadas dentro da plataforma STANDOUT, são bastante interessantes em datas comemorativas como o Dia das Mães. Elas permitem a promoção de uma comunicação segmentada, com promoções e informações estratégicas para o período. Além disso, servem como destino ideal para campanhas de tráfego pago e ações omnichannel.
Assim, as marcas podem ditar o tom da comunicação de Dia das Mães em uma página de destino focada em conversão. A página, inclusive, também reúne os principais produtos sugeridos para o perfil de shopper da marca neste período.
5- Monitorar o preço e ruptura dos produtos nos e-commerces
Com a grande oferta e procura pelos presentes de Dia das Mães, é interessante que as marcas realizem o monitoramento dos preços praticados nos diversos e-commerces em que o produto é comercializado, para entender se os preços estão de acordo com as sugestões da marca. Além disso, monitorar o sortimento ou a falta dos produtos nos e-commerces também permite uma tomada de decisão ágil para suprir esta falta.
Com a plataforma da STANDOUT, é possível criar, publicar e editar Vitrines Digitais e Landing Pages. A plataforma também permite monitorar o preço e a ruptura dos produtos, além de dezenas de outros serviços para compor as estratégias de Trade Marketing Digital das marcas. Um dashboard de informações sobre as vitrines publicadas e mapas de calor com o perfil de comportamento do shopper também são disponibilizados. Saiba mais sobre a STANDOUT: www.standout.com.br