Você sabe o que é o Marketing 5.0?

O mundo vem passando por transformações, e o mercado evolui para se adequar às necessidades dos novos consumidores. Conheça na matéria de hoje do #StandoutExplica um pouco mais sobre o Marketing 5.0.

#Standout Explica

O Marketing já passou, desde os seus primórdios, por diversas alterações, sejam elas de conceito ou de definições. Conforme a tecnologia foi avançando, as técnicas utilizadas foram, também, evoluindo para adequar-se a um novo mercado com novos consumidores. E hoje no Standout Explica trouxemos para vocês o Marketing 5.0.

Desde a sua aceitação como ciência, o Marketing já passou por 5 fases. O Marketing 1.0 pode ser considerado o tradicional, marketing centrado no produto, na segmentação e definição do mercado através de um relacionamento vertical e unilateral no qual a empresa define o que vender. É um marketing passivo. O Marketing 2.0 é o marketing centrado no consumidor. O seu foco passa a ser estudar as necessidades dos clientes associando os produtos às características e ao perfil desses consumidores. O Marketing 3.0 a Internet e a tecnologia possibilitaram o atendimento cada vez mais personalizado, mudaram o hábito de consumo dos consumidores e tornaram as pessoas mais exigentes. Nesse cenário também o foco é no consumidor, porém é centrado no ser humano, nas suas aspirações e seus valores. O Marketing 4.0 é um desdobramento do Marketing 3.0, se adaptou a realidade que estávamos vivendo, do mundo tecnológico e conectado, onde quase tudo é baseado na Internet. Esse passou a ser centrado na Economia Digital. Combina interações on-line e off-line entre empresas e consumidores. E agora temos o Marketing 5.0, o cenário pandêmico acelerou ainda mais as mudanças e encaminhou para o que o Setiawan apresentou no e-WMS de Marketing 5.0. Um marketing que junta a tecnologia e o ser humano. Um marketing centrado em dados, mas humanizado.

O Marketing 5.0 busca atingir o lado emocional dos consumidores. Converte os consumidores em embaixadores da marca. Apoia causas justas, demonstra responsabilidade social e ambiental corporativa. Utiliza o Marketing sensorial para atingir os 5 sentidos do consumidor. Envolve o consumidor de uma forma invasiva, sem que, no entanto, seja intrusivo.

Conforme os autores de Marketing 5.0: Technology for Humanity, o desafio do marketing é, cada vez mais, ter as pessoas certas no lugar certo. Que contem com a habilidade de saber desenhar estratégias que apliquem a tecnologia correta para os mais variados casos. Profissionais de marketing poderão entregar melhores experiências a seus consumidores se aliarem sua humanidade com os poderes da tecnologia.

Você está preparado para ele?

O Marketing 5.0, rege no princípio da tecnologia que se inspira no ser humano e eles se complementam. O pensamento, a sensação, a detecção, o movimento, a imaginação e conexão do ser humano. A inteligência artificial, o processamento natural da linguagem, tecnologia de sensor, robótica, realidade mixada, IOT (internet das coisas – Internet of things) e blockchain pelo lado tecnológico.

O marketing 5.0 acompanha a evolução tecnológica, que segue cada vez mais uma ordem exponencial e é necessário estar atento para acompanhar e adaptar as estratégias. Agora como saber se você está de fato preparado para esse novo Marketing?

Setiawan apresentou em sua palestra os 5 elementos do Marketing 5.0:

  1. Data-Driven Marketing: O marketing baseado em dados o objetivo de selecionar o correto mix de mídia de comunicação de marketing requer algumas análises;
  2. Predictive Marketing: O marketing preditivo pressupõe a gestão do cliente, gestão do produto e gestão da marca;
  3. Contextual Marketing: O marketing contextual utiliza sensores que identificam o cliente e aprendem com ele, utilizando inteligência artificial que prevê e entrega respostas personalizadas para o cliente;
  4. Augmented Marketing: O marketing aumentado é o funil de vendas capturando leads com conversas qualificadas por chatbot no seu topo. Nutrindo esses leads com conteúdo educacional no meio;
  5. Agile Marketing: O marketing ágil é trabalhar com análises em tempo real, ter times descentralizados, ter plataforma de produto flexível, processos concorrentes, experimentação rápida e ser aberto a inovação.

Standout é Marketing 5.0

Já vimos acima o que é o Marketing 5.0 e qual sua importância. Agora que você já sabe e está se perguntando como colocar isso no seu dia a dia, a Standout pode te ajudar com isso.

A Standout é uma startup 100% preparada e voltada ao Marketing 5.0, pois as soluções que oferecemos aos nossos clientes têm a finalidade de entender suas necessidades e entregar um conteúdo personalizado que as satisfaz e que se adapta às rápidas mudanças do mercado. Nossas ferramentas de inteligência de dados tornam o marketing ágil possível através de análises em tempo real e baseado em dados confiáveis (data-driven), tudo isso para que você conheça melhor seu consumidor e possa vender mais, seja online ou off-line através da nossa solução Trade 360, que combina o melhor dos dois mundos.

Gostou? Aproveite e entre em contato conosco para te ajudarmos a se preparar para esse novo marketing.

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