TIME BUSINESS INTELLIGENCE

Conheça um pouco mais sobre a área de Business Intelligence, uma aliada imprescindivel na tomada de decisões da Standout e de nossos clientes.

#Standout Explica

Nos últimos anos, o uso de ferramentas de Business Intelligence (BI) tem aumentado consideravelmente. Isso também se deve, em parte, ao crescimento do “Big Data” e ao desenvolvimento de tecnologias no campo da análise de negócios. Um exemplo explícito é a quantidade de dados gerados nas redes sociais. Você sabe como funciona a área de BI? Hoje no Standout Explica iremos falar um pouco sobre esse tema.

Como o próprio nome diz, B.I. é a área responsável pela inteligência empresarial, que pode abranger diversos setores da empresa como: financeiro, operacional, comercial e até mesmo o marketing. O B.I. é responsável por realizar a coleta de dados, tratar, estruturar e transformar esses dados em informação de qualidade, por meio de indicadores e relatórios que ajudarão nas tomadas de decisões estratégicas por parte dos clientes, com nosso suporte. A questão relativa de como fazer uma análise de negócios é resolvida diretamente pelo Business Intelligence.

Para citar um exemplo, imagine que você gerencie um hotel. Você pode ter acesso a informações sobre seus clientes, incluindo dados de cadastro, histórico de suas visitas anteriores, todos os serviços e produtos que adquiriram, suas datas de chegada e partida. Além disso, você também tem todos os detalhes do seu hotel, incluindo gastos, inventário e gestão de pessoal. Se antes nada era feito com esses dados, agora você é capaz de usá-los para antecipar as necessidades em termos de pessoal e custos.

Basicamente, é um conjunto de dados e informações que, sozinhos, podem não significar muito, mas quando bem estruturados transformam grandes quantidades de dados em informações essenciais para uma boa gestão. Ou seja, é um conjunto de técnicas e de ferramentas que visam oferecer suporte à tomada de decisão e ao monitoramento de resultados dos investimentos da empresa.

Qual a Importância do BI?

O Business Intelligence é um forte aliado ao transformar um volume alto de informações em vantagens para o desenvolvimento do negócio. Eles são acompanhados por softwares, que eliminam gargalos em processos normalmente executados manualmente, como registros de informações, arquivamento de documentos, duplicação de dados e números desatualizados, por exemplo. Toda a inteligência levantada é monitorada e avaliada com métricas e indicadores confiáveis. Em outras palavras, com a análise de histórico, é possível ter ampla noção sobre decisões futuras, prevendo cenários e identificando oportunidades.

O principal objetivo do BI é fazer com que a empresa tome decisões corporativas de modo mais assertivo. Com base em informações internas e externas, o negócio direciona seu planejamento estratégico, sem depender da “tentativa e erro”. Ou seja, o BI busca promover a empresa um status de empresa competitiva no mercado, com diferenciais que a destaquem da concorrência.

Também é possível identificar novos nichos de mercado, e sair na frente da concorrência ao atender dores de consumidores, rever parcerias e se adaptar com mais facilidade às mudanças da economia. Assim, com acesso a uma base de dados e com auxílio de ferramentas tecnológicas, é possível conhecer melhor cada frente de negócio. A qualidade real das suas entregas, as necessidades reais dos seus clientes e as características reais dos seus concorrentes. Ou seja, sua empresa passa a atuar baseada em inteligência assertiva, uma realidade onde nem todas as decisões são holísticas, mas fruto de uma leitura analítica do mercado.

Empresas que estão num nível mais adiantado na aplicação de BI podem compor a equipe com profissionais de Business Intelligence, estatística, Analytics, além de representantes dos diversos setores e analistas de negócios. Entre as funções essenciais, está a do sponsor, que não atua na equipe de BI, mas lhe dá suporte hierárquico. O resultado? Crescimento e desenvolvimento geral, mas especialmente financeiro. De acordo com a Tableau, uma empresa que investe em uma solução BI pode ter até 127% de ROI em apenas 3 anos.

Time BI Standout

Como vimos acima para toda empresa que vende online, os dados são muito importantes para melhorar seus resultados e para crescer no mercado. Mas sozinhas as informações e os dados podem não dizer muita coisa. E é para isso que temos a área de Business Intelligence (BI).

Aqui na Standout essa área é responsável por organizar, analisar e monitorar todos os dados dos nossos clientes, que são coletados através de diversas ferramentas. A partir desses dados é possível criar infográficos, relatórios gerenciais e dashboards que ajudam nossos clientes e executivos e terem uma base mais sólida e confiável para tomar decisões.

É uma área indispensável para direcionar o cliente ao caminho certo, gerar mais insights positivos e, em conjunto com as ferramentas oferecidas pela Standout, definir as melhores estratégias no Trade Marketing Digital.

Se interessou? Entre em contato conosco e vamos marcar um bate papo, para podermos mostrar como isso fará diferença nas suas estratégias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.