Tendências de Marketing para 2017

2017 promete ser um ano de muitas mudanças para o Marketing Digital, veja algumas tendências que irão impulsionar o mercado este ano:

Anaytics da Loja Fisica – na minha opinião é esse um dos conceitos de maior relevância tratado durante a NRF. A maior diferença entre a experiência digital e a física, é que no caso da primeira, conseguimos mapear cada detalhe da experiência de compra, e em tempo real, e no caso da experiência física sempre esbarramos na grande dificuldade de captar, tratar, e analisar os dados que envolvem uma experiência de compra. O Analytics das lojas físicas é uma realidade palpável, e muito mais possível de ser implementada, o que mudará totalmente a forma como as lojas são geridas, e aumentará exponencialmente seus níveis de excelência. Empresas como DOMO trabalham para tornar isso possível, vale avaliar alguns cases deles.

Como dados, tecnologia conectada, e iniciativas, podem gerar uma “amazing customer experience” – todas as tecnologias que mencionei durante o artigo possuem um único objetivo, entregar ao consumidor uma experiência de compra notável, encantadora, que o surpreenda, supere suas expectativas, e o convença a comprar. Por isso que durante seu desenvolvimento e implementação, deve-se testar a todo momento e verificar se o objetivo final está sendo alcançado, testar e testar, a exaustão, pela busca da satisfação do consumidor final.

Mobile Engagement – o Mobile é o canal mais personalizado de todos, então, a experiência Mobile, seja de site, mas principalmente de aplicativo, precisa ser personalizada, do contrário perde muito do seu sentido de existir, e pode cair em desuso rápido. O maior impulsionador do engajamento do usuário Mobile, seja para efetuar sua compra em qualquer canal – é grau o de personalização e eficiência da plataforma, isso gera fidelização a empresa, em seus mais diversos canais. Pelos altos acessos, essa frente se tornou um importante aliado para geração de leads para as lojas virtuais e físicas.

Re-focar o budget de TI para Digital – esse de fato não é um conceito ou uma tendência, mas considerei importante ressaltar. Ainda há muitas empresas que não consideram o investimento em Digital como TI, muitas vezes alocando-a em Marketing, em Internet, em Ecommerce, em Novos Negócios, etc. Isso prejudica e muito o desenvolvimento da tecnologia Digital dessas empresas, pois investimentos direcionados a essas áreas geralmente cobram prazos apertados para entrega de resultados, são atrelados a margem do negocio, são comparadas ao tamanho do negocio digital da empresa, ou são vistas como “apostas” (como pudéssemos escolher se vamos avançar em Digital ou não! Rs). Precisamos mudar urgentemente essa visão equivocada.

Machine Learning – com o crescimento da Big Data, umas das mais quentes tendências da indústria tecnológica, o machine learning e a inteligência artificial é uma ferramenta incrivelmente poderosa para gerar predições, ou calcular sugestões baseadas numa larga quantidade de dados. Modelos de análise e predileção baseados em cálculos de algoritmo em altíssimo nível, podem levar a realidade de conhecimento do consumidor a outro nível, e uma leitura das operações de varejo, como nunca antes foi vista. Empresas como Netflix e Amazon usam Machine Learning, e empresas como Microsoft, Google, e Amazon proveem esse tipo de tecnologia e conhecimento.

Realidade Aumentada, / Realidade Virtual (AR/VR) – a realidade aumentada e a virtual são dois grandes movimentos de aproximação dos ambientes on e off, e sua sofisticação e aprimoramento pode torna-las num futuro breve uma das grandes armas do varejo físico e ecommerce para converter mais a experiência de seus clientes em compras. Ao prover ao cliente do ecommerce uma experiência que o põe no ambiente físico desejado, ou ao prover ao cliente da loja física todas as possibilidades que as plataformas digitais oferecem para lhe auxiliar na compra, você ataca a principal fraqueza desses canais, e com isso, diminui ou até elimina suas barreiras e limitações junto ao consumidor. A Augment expôs sua tecnologia no evento, que atende muito bem para quem deseja implementar essa inovação.

Acredito que os insights trazidos são boa noticia para todos os tipos de executivos, aqueles maduros em Digital e os que não, pois aproxima as realidades sem anular nenhuma delas, fortalece a presença da tecnologia em todos os ambientes do varejo, e dá novamente o papel protagonista dos executivos de Digital de promover essa transformação, e se tornar referência de inovação em sua empresa.

 

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse

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