O que é a responsabilidade social empresarial?

Conheça no post de hoje esse conceito que cada vez mais ganha espaço no ambiente corporativo.

Muito se fala de responsabilidade social empresarial, mas você de fato sabe o que isso significa? No Standout Explica dessa semana trouxemos esse tema que é tão importante para as empresas.

O conceito de Responsabilidade Social Empresarial foi utilizado no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em 1998, estabelecendo que “se trata de comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”. São ressaltadas nesse momento, a seriedade da ética e a transparência nas relações com todos os seus públicos, a preservação do meio ambiente, o respeito à diversidade e a promoção da redução das desigualdades sociais.

Esse conceito engloba as ações voluntárias de empresas que atuam em benefício do seu público, tanto interno quanto externo. As organizações socialmente responsáveis são aquelas que repensam suas posturas, comportamentos e condutas atuais e, dessa forma, se estruturam para colocar em prática atitudes que promovam o bem-estar dos envolvidos.

As ações devem ser realizadas independente de algum desconto fiscal ou benefício financeiro. Pode ter certeza de que a recompensa do capital social (afinidade dos colaboradores com a empresa e preferência do público consumidor) já serão uma ótima recompensa!

Nos últimos tempos, aconteceu a ampliação da Responsabilidade Social Empresarial e dos conceitos vinculados ao tema, como sustentabilidade empresarial ou cidadania empresarial. Talvez isso tenha acontecido em resposta aos novos desafios surgidos como características da globalização e do advento das tecnologias. A percepção das pessoas com relação às marcas e às empresas mudou consideravelmente. Se há alguns anos os objetivos de marketing eram focados apenas no aumento dos lucros e das vendas, hoje é necessário pensar além.

Qual importância da RSE?

Um projeto de responsabilidade social só traz consequências positivas para a sociedade, e para a empresa, se for realizado de forma legítima. Um programa de responsabilidade social empresarial pode desenvolver atividades criativas, tais como: incorporação dos conceitos de responsabilidade social à missão da empresa, divulgação desses conceitos entre os funcionários e prestadores de serviço, estabelecimento de princípios ambientalistas como uso de materiais reciclados e a promoção da diversidade no local de trabalho.

Investir no lado social é, hoje, uma maneira de investir no próprio crescimento do público consumidor da empresa. É garantir que cada vez mais pessoas tenham o direito e a possibilidade de consumir tais produtos, gerando uma situação de benefício mútuo. Empresas que apresentam um verdadeiro senso de responsabilidade social empresarial colhem seus frutos ao longo de todo o processo, além de ganharem o prestígio da população e do mercado.

Entre esses frutos podemos citar: Imagem positiva, uma empresa é, no mercado, a maneira como o público a enxerga. Fidelização, neste cenário de constante avaliação das ações tomadas pelas empresas, por parte dos consumidores, aquelas que demonstram estar socialmente alinhadas às boas políticas acabam por fidelizar esses clientes que valorizam a responsabilidade social. Contribuição social positiva, mais do que estratégia de marketing, ser uma empresa que apresenta posturas socialmente responsáveis é ser uma empresa que contribui verdadeiramente para a sociedade em que está inserida. Diferencial competitivo, todo esse cenário positivista faz com que a empresa consiga se portar de maneira muito mais forte no mercado, principalmente frente aos seus principais concorrentes. Atração de bons parceiros, deixar público suas ações de responsabilidade social empresarial fazem com que aqueles parceiros que têm um pensamento alinhado com sua empresa e que queiram colaborar com a causa social em questão se aproximem ainda mais.

Além de ganhos indiretos com os colaboradores, tendo retenção dos melhores funcionários, independentemente do porte da empresa, é um fato que todas querem contar com a melhor equipe de colaboradores e funcionários que for possível. Motivação da equipe, assim como a responsabilidade social empresarial ajuda a reter os melhores colaboradores no seu quadro de funcionários, ela também auxilia enormemente na manutenção de um moral alto e na motivação da equipe, e uma equipe motivada rende muito mais. Aumento da produtividade, um bom ambiente de trabalho, que valoriza o bem-estar interno e externo é a chave para que seja possível produzir muito mais, gerando um aumento indireto nos lucros.

Standout e a Responsabilidade Social

A Standout tem como valores que “só é bom para nós se for bom para o cliente. Ética, integridade, engajamento, confiança e respeito às diferenças. Se não for para ser feliz, nem começamos”. Somos uma startup com um clima leve e jovem, sempre engajada em ações sociais em nome da empresa ou apoiando nossos colaboradores nas ações sociais que eles são engajados.

Dentro da empresa são mais de 20 ações sociais nas quais estamos envolvidos indiretamente. Temos um quadro de colaboradores bem engajados em diversos tipos de ações sociais, com apoios financeiros, doações, e até as ações presenciais. E como exemplo, temos muito orgulho em divulgar uma dessas ações tão incríveis que tem esquentado e alimentado tantas pessoas de rua nesse inverno, que uma de nossas colaboradoras faz parte e o time tem apoiado: “Amigos pela Vida”.

Amigos pela Vida é uma ação social que iniciou através de uma conversa por WhatsApp, onde Isabella Aldrighi, uma de nossas executivas comerciais, e suas amigas discutiam sobre os problemas que a pandemia trouxe a milhares de vidas. Elas decidiram se unir para fazerem lanches e marmitas para distribuir por São Paulo para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ao final do primeiro dia da ação o projeto já tinha nome, divisões e foi para as redes sociais ganhando cada dia mais força. Essa rede de amor e carinho que contribuem com o projeto não para de crescer e agora eles iniciaram a #AmigosPeloFrio e as doações têm se intensificado ainda mais. Um projeto que se iniciou em uma conversa entre amigas e que é para a vida. O Amigos Pela Vida conta com a ajuda de todos, e se você interessou, acesse: @amigosspelavida no Instagram e saiba como fazer parte dessa rede de amor e carinho pela vida do próximo.

Mas não é só isso. Como já trouxemos a uns meses atrás o marketing verde faz parte dessas ações e o Trade Marketing Digital além de ser um meio mais econômico, é um marketing sustentável que ajuda a criar a responsabilidade social empresarial. Entre em contato conosco para saber mais informações. A Standout está aqui para ajudar a sua empresa a ter responsabilidade social e será um prazer atendê-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *