A nova tendência de Marketing Digital

#StandoutExplica

No #StandoutExplica dessa semana, iremos falar de uma tendência inovadora de mercado: Podcasts.

Diversas pesquisas têm apontado o crescimento de investimentos das marcas nesse novo modelo de atrair o consumidor. Os executivos atribuem a um aumento no número de ouvintes, programação expandida e mais ferramentas de publicidade de autoatendimento e oportunidades promocionais.

No Brasil já temos cases de grandes marcas que vêm utilizando os podcasts como meio de veicular propagandas, reforçar seus conceitos e apoiar causas.

O que torna o podcast uma grande oportunidade?

O que tem feito os olhos das grandes marcas brilharem é a possibilidade de aproximação ímpar e intimista com seu cliente, afinal devemos pensar na maneira que ele irá consumir essa informação. Quem escuta podcast, na maioria das vezes está sozinho, no carro, no supermercado, na academia, no trabalho, na sala de espera e quase sempre com fone de ouvido.

O uso desta mídia é uma eficiente forma de se aproximar do seu público-alvo e passar a mensagem da marca. Esse público, em sua maioria, é engajado, fiel e aberto a novidades. Por isso, ao utilizar um podcast, são grandes as chances da sua mensagem ser recebida com boa aceitação e sem a dispersão comum em outros tipos de mídia durante a exibição de uma propaganda.

Podcast é um conteúdo em áudio, como se fosse um programa de rádio com o diferencial de ser consumido sob demanda, na hora, no lugar e no tempo que forem melhores para o ouvinte. A diversidade de conteúdo e a liberdade para ouvir como e onde quiser são os principais motivos para os usuários escolherem os podcasts. Outra vantagem competitiva dos conteúdos em áudio é a voz, que carrega pessoalidade e intimidade, além de humanizar a relação entre os apresentadores e ouvintes e, consequentemente, entre as marcas e seu público-alvo. 

O grande diferencial do podcast que tem tornado ele o “queridinho”, é que ele é uma plataforma democrática e permite que qualquer um possa fabricar sua presença, sem depender das empresas de mídia tradicionais.

Grandes marcas investem em Podcast

Uma pesquisa feita pela Nielsen mostra que a publicidade em podcasts tem mais impacto do que em outras mídias digitais e gera até 4,4 vezes mais retorno para marcas em relação aos tradicionais anúncios estáticos. Gerando nas empresas um aumento progressivo na implantação de podcast, visando os lucros, pois esta é uma ferramenta de marketing influente.

Eles têm sido cada vez mais utilizado pelas marcas como forma de gerar valor e de apoiar a produção de conteúdo relevante e personalizado. Os anunciantes tanto patrocinam podcasts já existentes, quanto criam conteúdos exclusivos que remetam aos valores e propósitos da marca, mas sem necessariamente mencionarem no áudio seus produtos ou serviços, ajudando na implementação de uma abordagem mais discreta. Desta forma, seu negócio pode se tornar um elemento intrínseco do próprio conteúdo, sem necessariamente, precisar falar na marca o tempo todo, criando uma narrativa atraente para o público.

Mas, como qualquer outro método de marketing de conteúdo, a realização de podcasts corporativos depende da autenticidade, valor e significado para os clientes. Não existe uma fórmula única para o sucesso.

Então se sua estratégia de comunicação é ser omnichannel, adote um podcast! E é claro que a STANDOUT não ficaria fora dessa. Ouça o Podcast mais recente da nossa CEO Andrea Miranda:

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