Como faço para ter sucesso em minhas vendas nesta Black Friday?
No mercado digital é importante que você esteja cada vez mais atento aos detalhes que farão a diferença em suas vendas e garantirão a você um melhor posicionamento no indicador visual.
Lembre-se que a satisfação de seus compradores interfere na realização, concretização e qualificação de suas vendas, sendo estas as 3 métricas consideradas para o cálculo de sua reputação.
A seguir, apresentamos algumas dicas importantes que ajudarão você a conquistar seus compradores e com isso, aumentar o volume e a concretização de suas vendas.
- Adquira vantagem competitiva
- Entenda o comprador
- Conheça seus fornecedores
- Programe seu estoque
- Seja atencioso em suas respostas
- Ofereça um bom atendimento
- Personalize o envio do produto
Adquira vantagem competitiva
Uma das estratégias fundamentais para vender mais é se diferenciar dos concorrentes e aumentar a variedade de produtos anunciados. É importante que você tenha produtos de todas as faixas de valores, para que possa se adequar às necessidades dos compradores.
- Diversifique seu portfólio e aumente a variedade de produtos que você vende.
- Venda pacotes de produtos formados por: produtos principais + acessórios.
- Tenha à disposição de seus compradores acessórios de baixo custo, que estão relacionados aos produtos que você vende.
- Anuncie no formato Arremate. Este formato atrai muitos compradores que, se não compram diretamente os seus produtos no Arremate, clicam nos links de outros produtos que você coloca nas descrições.
- Aumente as opções de pagamento e envio que você pratica.
- Aceite MercadoPago em suas vendas.
- Aproveite as promoções do MercadoLivre para anunciar seus produtos. Estas promoções raramente acontecem, mas caso você tenha estoque de produtos, não deixe de anunciar com condições mais vantajosas.
- Invista em propaganda para promover seus produtos.
Entenda o comprador
- Utilize palavras chaves relevantes nos títulos de seus anúncios: isso ajuda os compradores que usam a busca para encontrar seu produto mais rapidamente, além de melhorar o posicionamento de seus anúncios nas páginas de resultado de buscas.
- Faça uma descrição curta, lógica e clara, que tenha todas as informações necessárias para convencer o comprador a escolher o seu produto e não do concorrente.
- Coloque excelentes fotos, de preferência com fundo branco: uma boa foto vende mais que mil palavras.
- Coloque fotos adicionais no corpo do anúncio.
- Seja sempre positivo. Evite escrever comentários que espantem os compradores, como: “Qualificarei negativo aqueles que não concretizarem a compra em três dias”.
Conheça seus fornecedores
- Faça uma pesquisa de mercado antes de definir um fornecedor. Melhor ainda se você trabalhar com vários fornecedores, para diminuir os riscos.
- Esteja atento à qualidade dos produtos, à política de troca e também à velocidade de entrega e reposições de estoque.
- Consulte publicações sobre o seu ramo de atividade, como sites, revistas, jornais e outros periódicos.
- Troque informações com os seus concorrentes.
- Procure informações sobre os seus fornecedores na Associação Comercial da sua cidade.
Programe seu estoque
- Certifique-se de que seus fornecedores são de confiança. Lembre-se que a “frequência em vendas” é fundamental para que você cresça ainda mais no MercadoLivre. Evite transtornos e interrupções nas vendas.
- Negocie com seu fornecedor e consiga melhores condições no pagamento de seus produtos.
- Estoque correto é a certeza de entregas rápidas. O que lhe assegura clientes satisfeitos e isso repercute nas suas vendas e em qualificações positivas.
- Fique atento à quantidade de produtos que você anuncia. Uma grande frustração para um comprador é comprar um produto e depois ser informado que o vendedor não o tem a disposição. Este é um caso propício para qualificações negativas. Na pior das hipóteses, pause o anúncio.
Seja atencioso em suas respostas
- Educação, sempre, em primeiro lugar.
- Tenha calma com perguntas repetitivas: elas irão acontecer e sua função é respondê-las.
- Seja paciente com perguntas grosseiras: jamais responda da mesma forma.
- Jamais discuta com o comprador na seção de perguntas e respostas, todos os outros compradores verão isso.
- Quem está fazendo a pergunta é um cliente em potencial. Nunca responda “olhe na descrição do produto” para que ele consiga a informação desejada.
- Demonstre responsabilidade e confiança em todas as etapas da pré e pós venda.
- Seja gentil e cortês: um ‘Bom dia’ e ‘Boa tarde’ nunca são demais.
- Mantenha um contato fluído com os compradores desde o momento da oferta até a qualificação.
- Ajude os compradores novos em suas primeiras experiências.
- Seja sempre muito claro em suas descrições.
- Sempre que receber uma oferta, imediatamente ENVIE UM E-MAIL com todos os seus dados de contato e horários de atendimento e ao mesmo tempo ligue para o comprador. Este atendimento gera confiança e encanto, aumentando muito as chances de concretização das compras por impulso.
- Durante os 21 (vinte e um) dias seguintes a sua oferta, entre em contato várias vezes por telefone e e-mail com a sua contraparte até que a venda se concretize.
- Utilize os e-mails automáticos para agilizar o seu processo, mas não deixe de escrever em um tom pessoal, humano.
- Qualifique sua contraparte assim que a operação for concretizada. Não deixe para depois, isso facilita o controle.
- Faça o possível para transformar as suas qualificações negativas em positivas. Não raro muitos vendedores conseguem reverter negociações que pareciam complicadas. Lembre-se que agora isso tem ainda mais importância.
Personalize o envio do produto
- Tente oferecer Frete Grátis para uma determinada região ou, se possível, para todo o país. Além de ser um ótimo diferencial perante seus concorrentes, traz maior conveniência aos compradores que não querem se preocupar em pesquisar o preço de envio antes de pagar pelo produto.
- Envie o produto em uma embalagem segura e apresentável. Acesse o site Guia da Embalagem para saber qual a embalagem mais adequada para seu produto e como adquiri-la.
- Coloque junto ao produto um comprovante da compra com os termos de garantia que constam no anúncio.
- Após enviar o produto, informe sempre o código de envio para o comprador. Ele terá total tranquilidade ao comprovar que o produto está a caminho.
- Solicite aos seus compradores que também o qualifiquem imediatamente. Há casos de vendedores que enviam cartas customizadas com agradecimento pela compra e até brindes para convencer o comprador de que é importante ter a qualificação.
Fonte: www.mercadolivre.com.br